INGRID BRINCANDO DE BICO... UMA "GRAÇA", adoro brincar com a minha princesinha...

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

OBESIDADE INFANTIL


O que é a obesidade?



* Para definirmos corretamente a obesidade devemos primeiro entender 3 conceitos básicos:

- massa magra: é a parte do corpo composta basicamente por músculos, ossos, órgãos, sangue e água; único responsável pelo gasto energético. Isso ocorre porque a manutenção de um músculo exige mais do que a do tecido adiposo .
- massa gorda: é o tecido adiposo ou gordura, que serve como reserva energética para as queimas calóricas do organismo.
- excesso de peso: é o aumento de peso em relação à altura.

* Assim sendo, não basta estar acima do peso para ser considerado obeso. É preciso que haja um aumento de massa gorda em relação à massa magra. Um atleta, por exemplo; ao calcular seu IMC (Índice de Massa Corporal) , pode obter um índice de obeso sendo que, na verdade, ele possui muitos músculos e nenhuma gordura corporal.


Causas e Conseqüências



* A obesidade é causada, dentre muitos outros fatores conhecidos; por uma ingestão calórica maior do que o gasto energético do organismo. Também está relacionada, em alguns casos, a herança genética e uma forte influência dos hábitos dos pais e amigos.

* Esses fatores podem ou não ser acompanhados de um distúrbio psicológico, como a falta de auto-estima e crises de ansiedade.

* Por fim, o cotidiano das crianças tem se tornado cada vez mais sedentário, com um grande aumento das horas passadas em frente à televisão, computador e vídeo- games e a conseqüente diminuição da atividade física.

* Para que a gordura corporal provoque outros sintomas é preciso haver um grande acúmulo. Nesses casos a obesidade pode acarretar problemas cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes e apnéia do sono, além de aumentar a incidência de artrose e dores na coluna.

* Quanto maior for o nível da obesidade maiores os riscos que a criança corre podendo se tornar um adulto obeso e com complicações mais graves no futuro.

Algumas curiosidades sobre a obesidade infantil


* Uma ingestão extra de 200 calorias por dia (aprox. 2 e ½ bolachas recheadas) pode levar a um aumento de peso de cerca de 200g em uma semana;

* Crianças em idade escolar ingerem atualmente mais do que o dobro da quantidade de refrigerante de que há 2 décadas;

* A idéia de que criança saudável é criança gorda pode levar as mães a “superalimentar” seus filhos. Em famílias de nível sócio- econômico mais baixo, o temor da desnutrição também pode levar à superalimentação e à conseqüente obesidade;

* Uma criança que descende de uma pessoa obesa tem aproximadamente 40% de chances de ser obesa, já numa criança que descenda de duas pessoas obesas o risco é de 80%;

* A quantidade de tecido adiposo (gordura) ainda pode ser influenciada por variações hormonais. A deficiência do hormônio do crescimento, o excesso de insulina, o excesso de cortisol, os estrógenos e a deficiência de tiroxina estão relacionados com um aumento na gordura corporal. O hipotireoidismo, que, além da obesidade, pode ser acompanhado de atraso no crescimento estatural, ósseo e no desenvolvimento psicomotor também é uma das causas endógenas (orgânicas) da obesidade.
(infomed)




Nenhum comentário:

Vou retribuir sua visitinha...