INGRID BRINCANDO DE BICO... UMA "GRAÇA", adoro brincar com a minha princesinha...

sábado, 16 de janeiro de 2010

O lobo e o cão, fábula de Esopo, recontada por Olavo Bilac





Encontraram-se na estrada

um cão e um lobo. E este disse:

– Que sorte amaldiçoada!

Feliz seria, se um dia

como te vejo me visse.

Andas gordo e bem tratado,

vendes saúde e alegria;

ando triste e arrepiado,

sem ter onde cair morto!

Gozas de todo conforto,

e estás cada vez mais moço;

e eu, para matar fome,

nem acho às vezes um osso!

Esta vida me consome…

Dize-me tu, companheiro:

onde achas tanto dinheiro?

Disse-lhe o cão: — Lobo amigo!

Serás feliz, se quiseres

Deixar tudo e vir comigo:

vives assim porque queres…

Terás comida à vontade,

terás afeto e carinho,

mimos e felicidade,

na boa casa em que vivo!

Foram-se os dois. Em caminho,

disse o lobo, interessado:

– Que diabo é isto? Por que motivo

tens o pescoço esfolado?

– É que às vezes amarrado

Me deixam durante o dia…

– Amarrado? Adeus, amigo!

(disse o lobo) Não te sigo!

Muito bem me parecia

Que era demais a riqueza…

Adeus! Inveja não sinto:

quero viver como vivo!

Deixa-me com a pobreza!

Antes livre, mas faminto,

Do que gordo, mas cativo!


Em: Poesias Infantis, Olavo Bilac, Livraria Francisco Alves: 1949, Rio de Janeiro






Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac (RJ 1865 — RJ 1918 ) Príncipe dos Poetas Brasileiros – Jornalista, cronista, poeta parnasiano, contista, conferencista, autor de livros didáticos. Escreveu também tanto na época do império como nos primeiros anos da República, textos humorísticos, satíricos que em muito já representavam a visão irreverente, carioca, do mundo. Sua colaboração foi assinada sob diversos pseudônimos, entre eles: Fantásio, Puck, Flamínio, Belial, Tartarin-Le Songeur, Otávio Vilar, etc., e muitas vezes sob seu próprio nome. Membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Criou a cadeira 15, cujo patrono é Gonçalves Dias. Sem sombra de duvidas, o maior poeta parnasiano brasileiro.

Obras:

Poesias (1888 )

Crônicas e novelas (1894)

Crítica e fantasia (1904)

Conferências literárias (1906)

Dicionário de rimas (1913)

Tratado de versificação (1910)

Ironia e piedade, crônicas (1916)

Tarde (1919); poesia, org. de Alceu Amoroso Lima (1957), e obras didáticas










4 comentários:

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

oieee amigona!

que saudade daqui!
vim ver as novidades e te desejar um FELIZ ANO NOVO!!!

addorooo o seu blog!

=D

Debora disse...

Oi querida, tem selinho pra vc no meu blog.
Bjus.

Graça Tristão disse...

AMIGA VIVIAN TAMBÉM ESTOU COM SAUDADES... UM LINDO ANO PRÁ VOCÊ COM MUITA PAZ E LUZ NO SEU CORAÇÃO!
BJS
GRAÇA

Graça Tristão disse...

AGRADEÇO AMIGA DEBORA VOU PEGAR!
PAZ E LUZ NO SEU CORAÇÃO...
BJS
GRAÇA

Vou retribuir sua visitinha...