INGRID BRINCANDO DE BICO... UMA "GRAÇA", adoro brincar com a minha princesinha...

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

VOCÊ JÁ PARTICIPOU DE UM PIQUENIQUE?

Como surgiu o piquenique?







O hábito de reunir amigos para uma comilança ao ar livre, com direito a guloseimas diversas e uma sesta logo em seguida vem de longe, sabia? Ele remonta às caçadas medievais que os nobres da França e da Inglaterra organizavam em suas cortes.
A diversão acontecia da seguinte forma: durante a caçada, alguns animais, principalmente cervos, eram abatidos, limpos, cortados e preparados no próprio campo.




Na segunda metade do século 19, o piquenique se desligou das caçadas para virar moda. Foi nessa época que os ingleses resolveram introduzir nesse passeio o uso de talheres, louças e taças de champanhe, para que as refeições fossem tão civilizadas quanto as servidas dentro de casa.
Ah, sim! Sabe o que esse pessoal comia? Presuntos, assados, tortas doces de vários sabores, lagosta com maionese caseira e ponche de uísque, entre outras delícias.
Depois de encher bastante a barriga, muita gente ainda tinha energia para cantar ou tocar música para entreter os outros convidados. Alguns jogos também eram organizados depois da comilança.
Ficou curioso com a origem da palavra piquenique? Pois os ingleses e os franceses disputam a sua origem. Para os ingleses, ela vem de picnic, festas em que cada convidado levava um prato.
Já os franceses dizem que ela é a junção de duas palavras de seu idioma: piquer, que significa "beliscar" a comida, servir-se com as mãos; e nique, algo pequeno e de pouco valor. Na França existe até o verbo pique-niquer, algo como “piquenicar
(Shaonny Takaiama-estado)


4 comentários:

Graça Lacerda disse...

Gracinha Tristão,
que tudo de bom é esse seu, digamos, tratado sobre piquenique!!!
Aprendi tanto com esse seu post, muito obrigada, viu?
Eu já participei de pic-nics (na época a palavra ainda não havia sido aportuguesada...rs) e quem não amaria fazer um que fosse, uma vez por semana, amiga?
Bjs. Valeu.

soninha disse...

Delicioso o seu texto. Descontraído e leve.bjss

Graça Tristão disse...

Graça foi aravés da pesquisa que também descobri. Lembrando de piqueniques que já participei...resolvi postar para informar.
PAZ no seu caminho!
Graça

Graça Tristão disse...

Soninha agradeço sua visitinha...os seus textos também são ótimos.
PAZ no seu caminho!
Graça

Vou retribuir sua visitinha...