INGRID BRINCANDO DE BICO... UMA "GRAÇA", adoro brincar com a minha princesinha...

domingo, 4 de outubro de 2009

JOGO DA BUGALHA







O jogo da bugalha é um jogo em que o objectivo consiste em pegar pedrinhas no ar. Ganha quem passar cinco fases.
Na primeira fase é necessário pegar uma pedrinha de cada vez. Na segunda é necessário pegar duas de cada vez, e assim sucessivamente.
Quem deixar cair, perde.
Esse jogo tambem é conhecido, em algumas regiões, como 5 Marias, 7 Marias ou ainda como Aleija Mão.





No interior de São Paulo e em algumas outras regiões do país o jogo é constituido pelas fases:


1º - joga-se todas as peças para cima e tenta-se aparar o maximo delas com as costas da mão. Cada peça que fica nas costas da mão vale dez pontos.

2º - joga-se uma das peças (� escolha de um dos adversários) para cima, e antes que esta caia, pega-se outra do chão (neste momento fica-se com as duas na mão) e em seguida separa esta uma que foi pega ao lado. Este movimento (jogar, pegar, separar) é chamado de jogada e repete-se até que acabem as peças.

3º - igual a fase dois, mas nas jogadas pega-se duas peças por vêz.

4º - igual a fase dois, com uma jogada pegando uma, e outra pegando tres.

5º - com as cinco na mão, joga-se uma para cima e coloca-se as outras quatro no chão. Joga-se esta uma pra cima de novo e pega-se as quatro.

6º - faz-se um gol com uma mão (polegar e indicador no chão), e enquanto se joga uma peça para cima, da uma palmadinha numa das peças do chão para que estas passem por dentro do gol. a ultima deve ser empurrada para o gol com uma unica palmadinha. as demais, com duas.





Cada vêz que a pessoa termina esta sequencia, volta ao inicio, somando-se os pontos da jogada anterior.

Se um jogador errar, ele passa a vez para o adversário e qndo voltar a ser sua vez, ele pode continuar do inicio da fase em que tinha parado. Para iniciar as jogadas 2, 3 e 4 as peças devem ser jogadas no chão (e não colocadas).

As peças podem ser, alem de pedras, saquinhos (mais ou menos 3×4 cm) de tecido cheios de arroz, sementes, e tudo mais que a imaginação permitir.
Brincadeira folclorica ensinada a minha mãe pela avó dela, que havia aprendido no final do seculo XIX.
(saberweb)


Nenhum comentário:

Vou retribuir sua visitinha...