INGRID BRINCANDO DE BICO... UMA "GRAÇA", adoro brincar com a minha princesinha...

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

CONHEÇA A HISTÓRIA - ZOOLÓGICO - SP

Estudos para construção do Zôo - 1957



DA FUNDAÇÃO PARQUE ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO


Construção da rua principal - 1957

O Zôo de São Paulo foi criado em junho de 1957, à partir de uma instrução do Sr. Governador Jânio Quadros ao Diretor do Departamento de Caça e Pesca da Secretaria da Agricultura, Sr. Emílio Varoli.

Primeiros animais - Leoa Helena - 1958

Os primeiros animais exóticos como: leões, camelos, ursos e elefantes foram adquiridos de um pequeno circo particular e os animais brasileiros como onças e galos da serra, foram adquiridos em Manaus.


Noticiário

A inauguração do Zôo, prevista para Janeiro de 1958, teve que ser adiada devido as fortes chuvas daquele ano, mas no dia 16 de março inaugurava-se oficialmente o Zoológico de São Paulo.




Dia da inauguração - 16 de março de 1958.

Inauguração do Zoológico - 1958

Apesar do clima chuvoso, muitas pessoas participaram da inauguração do Parque e puderam ver pela primeira vez na cidade de São Paulo, 482 animais, dentre eles:9 veados, 2 onças pintadas e 1 preta, 3 jaguatiricas, 2 gatos do mato, 1 urso, 23 papagaios, além do famoso rinoceronte “Cacareco”, eleito vereador nas eleições de outubro de 1958.

Recinto dos Leões (Atual Alameda Aves) - 1958

No ano de 1958, a entrada era gratuita, à partir da criação da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, em 1959, os ingressos passaram a ser cobrados. A Fundação obteve personalidade jurídica e autonomia administrativa, financeira e científica.


Nesta data, foram definidos os objetivos da Fundação Parque Zoológico de São Paulo:


Manter uma população de animais vivos de todas as faunas, para educação e recreação do público, bem como para pesquisas biológicas;

Instalar em sua área de abrangência uma Estação Biológica, para investigações de fauna da região e pesquisas correlatas;

Proporcionar facilidades para o trabalho de pesquisadores nacionais e estrangeiros no domínio da Zoologia, no seu sentido mais amplo, por meio de acordos, contratos ou bolsas de estudo.





Elefante Mara e público - Década de 60
Consciente de sua responsabilidade no contexto conservacionista nacional, o Zôo de São Paulo tornou-se a primeira instituição brasileira a propor e participar efetiva e decididamente em múltiplos programas de recuperação de espécies brasileiras criticamente ameaçadas de desaparecimento, tais como os micos-leão, os pequenos felídeos neotropicais , araras de leari e ararinhas azuis.
(Zoologico.sp)

Nenhum comentário:

Vou retribuir sua visitinha...