INGRID BRINCANDO DE BICO... UMA "GRAÇA", adoro brincar com a minha princesinha...

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O orgulhoso, fábula de Monteiro Lobato




Era um jequitibá enorme, o mais importante da floresta. Mas orgulhoso e gabola. Fazia pouco das árvores menores e ria-se com desprezo das plantinhas humildes. Vendo a seus pés uma tabua disse:

Que triste vida levas, tão pequenina, sempre à beira d’água, vivendo entre saracuras e rãs… Qualquer ventinho te dobra. Um tisio que pouse em tua haste já te verga que nem bodoque. Que diferença entre nós!A minha copada chega às nuvens e as minhas folhas tapam o sol. Quando ronca a tempestade, rio-me dos ventos e divirto-me cá do alto a ver os teus apuros.

Muito obrigada! Respondeu a tabua ironicamente. Mas fique sabendo que não me queixo e cá à beira d’água vou vivendo como posso. Se o vento me dobra, em compensação não me quebra e, cessado o temporal, ergo-me direitinha como antes. Você, entretanto…

Eu, que?

Você jequitibá tem resistido aos vendavais de até aqui; mas resistirá sempre? Não revirará um dia de pernas para o ar?

Rio-me dos ventos como rio-me de ti, murmurou com ar de desprezo a orgulhosa árvore.

Meses depois, na estação das chuvas, sobreveio certa noite uma tremenda tempestade. Raios coriscavam um atrás do outro e o ribombo dos trovões estremecia a terra. O vento infernal foi destruindo tudo quanto se opunha à sua passagem.

A tabua, apavorada, fechou os olhos e curvou-se rente ao chão. E ficou assim encolhidinha até que o furor dos elementos se acalmasse e uma fresca manhã de céu limpo sucedesse aquela noite de horrores. Ergueu, então, a haste flexível e pode ver os estragos da tormenta. Inúmeras árvores por terra, despedaçadas, e entre as vítimas o jequitibá orgulhoso, com a raizana colossal à mostra…

2 comentários:

Graça Lacerda disse...

Gracinha,
minha amiga!
Monteiro Lobato é minha paixão...
Sabe, quero conhecer teu outro blog, mas não consigo achar...rs

Graça Tristão disse...

Graça meu outro blog? Qual? Se for aquele que pedi para dar uma olhadinha está no meu perfil...SEM PONTO SEM VÍRGULA LITERALMENTE.
No meu perfil estão todos os 7 blogs que tenho. Ah! Neste blog Manias da Vó Graça tem na lista de blogs...perto do seu é só clicar que já entra.
Você não acredita...agora mesmo estava pensando em você!
PAZ na sua noite...
Graça

Vou retribuir sua visitinha...