INGRID BRINCANDO DE BICO... UMA "GRAÇA", adoro brincar com a minha princesinha...

sábado, 22 de janeiro de 2011

INICIO DAS AULAS - ADAPTAÇÃO DOS PEQUENOS

Minha "neta" passou boa parte das férias comigo... nos divertimos muito... ela está com 2 anos e 9 meses... está uma "graça"... fico encantada com a desenvoltura que ela tem... fico de "boca aberta" com tanta "sabedoria" com tão pouca idade! É mas as férias dela está acabando... e segunda-feira vai para a "escola"... quando pergunto a ela: Você vai para a escola brincar com seus coleguinhas e ver sua professora Camila? Ela responde: Não vó Graça... "eu tô de félias"... eu ainda não quero ir... quero ficar brincando com você! Ah! Mas isto "corta" o coração... minha vontade é de aproveitar muito a presença dela... eu adoro crianças... depois quando crescem... já não é a mesma coisa... O mundo está aí para ser vivido!!! E pensando nisso resolvi pesquisar alguns assuntos relacionados e dividir com vocês...


Enfim, o início das aulas! Um momento que mistura alegria, tristeza, ansiedade, novidade e choro! Justamente por se tratar de algo novo para a criança requer um período de adaptação, especialmente para as que estão indo para escola pela primeira vez. A fase de adaptação pode durar alguns minutinhos, horas, dias e até meses.

... depende da criança e também dos pais!
A compreensão dos pais e das professoras com as crianças é a chave para que tudo ocorra bem. As professoras, com carinho, cativam as crianças e apresentam a elas o novo ambiente, os pais precisam apoiar as professoras e transmitir a segurança de que a escola é um ambiente prazeroso, incentivando a criança a ficar nele, permitindo assim que ela interaja com as professoras e com a turma durante o período escolar.
Talvez em alguns casos seja necessário buscar a criança mais cedo, para algumas, é muito importante encontrar os pais na saída nos primeiros dias e não outros parentes. O medo de que os pais não voltem é o maior problema na adaptação das crianças, por isso prepare-se para estar antes do horário de saída na escola, nunca se atrase nesse período, pois essa lembrança certamente prejudicará a adaptação da criança.
(Michelle Maneira é pedagoga, com pós-graduação em psicopedagogia e especialização em tecnologias educacionais, professora de educação infantil da rede pública.)(vilamulher.terra.com.br)

Nenhum comentário:

Vou retribuir sua visitinha...